sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gabriel - O Pensador



O nome 

Bom, contrariando dezenas de matérias que quase mudaram meu sobrenome para Zontino ou Zantino por causa de um único erro de datilografia numa revista conhecida, eu me chamo Gabriel Contino (pelo menos até aqui eu não tenho nenhuma dúvida). O nome italiano vem da turma do avô do meu pai, um fotógrafo que trocou o sul da Itália pelo do Brasil no finzinho do século XIX (ou comecinho do XX) e acabou se casando com duas gaúchas e fazendo seis filhos com cada, ao que tudo indica com uma de cada vez. O primeiro do seu segundo casamento veio ao mundo em Alegrete em 1911 e trocou o Rio Grande do Sul pelo De Janeiro logo após ter perdido a mulher, com quem tivera dois filhos em Porto Alegre, para uma terrível doença chamada leptospirose. O mais novo destes dois, Miguel, tinha só um aninho e ficou com uma tia até os cinco, quando veio finalmente morar com o pai e sua nova companheira em Copacabana. Cresceu, passou para medicina na Universidade do Estado da Guanabara (hoje UERJ) e um dia conheceu uma linda menina tijucana chamada Belisa. 

A garota era a mais velha dos três filhos do casal de cariocas Eneida e Affonso - uma bela e inteligente professora de escola pública e um mulatão atlético de quase dois metros que era policial do Exército, sem por isso deixar de ser poeta e sambista e tocar (até hoje) viola, pandeiro e piano. 

O ritmo do Affonsão pode ter vindo no sangue negro da família de sua mãe, mas a veia poética - se é que a poesia pode ser hereditária - foi herança do seu pai pernambucano, que quando era vivo escrevia e recitava poemas de amor para a futura avó da Belisa, em Niterói, no estado do Rio, ou melhor, da Guanabara. 


Link 
http://www.vagalume.com.br/gabriel-pensador/biografia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião ou sugestão sobre músicas.

Para indicar músicas do seu gosto clique no link do cabeçalho "Indique Músicas", será enviada uma mensagem diretamente para o nosso email, teremos prazer em lhe agradar e citar seu nome na postagem.
Ressaltamos que não responderemos aos comentários diretamente nesse blog, devido ao número de músicas postadas se tornaria inviável para nós, mas visitaremos seu blog em agradecimento.

Ao se inscrever em nosso blog, retornaremos a inscrição em seu blog, caso ainda não sejamos inscritos.


Carinhosamente

Ghost e Bindi